A Netflix está passando por sua primeira reformulação em 12 anos
A gigante do streaming anunciou na quarta-feira uma grande reformulação de sua página inicial, a primeira reformulação desde que revelou sua página inicial atual em novembro de 2013 .
Além disso, o serviço de streaming anunciou que começará a testar buscas generativas impulsionadas por IA e um feed de vídeo vertical semelhante ao TikTok em dispositivos móveis. Embora a Netflix tenha enfatizado que inicialmente esses testes serão considerados “pequenos testes”, o que significa que nem todos os usuários da Netflix receberão as ferramentas inicialmente, a escala global dos testes sugere uma tarefa muito maior.
A nova e elegante página inicial do serviço de streaming moverá o menu principal do lado esquerdo para o meio da página, semelhante à rival Apple TV. As descrições de conteúdo serão mais compactas e as recomendações serão mais personalizadas em tempo real, com base no comportamento de navegação e no horário de exibição, informou a empresa.
Sinalizando as ambições da gigante do streaming além da TV e do cinema, o novo menu também dará mais ênfase aos eventos ao vivo e às ofertas de jogos da Netflix, especialmente para usuários que indicaram preferência por esse tipo de conteúdo.
A diretora de produtos da Netflix, Eunice Kim, e a diretora de tecnologia, Elizabeth Stone, revelaram a nova página inicial, juntamente com as ferramentas de busca com inteligência artificial generativa e o beta de vídeos verticais, a repórteres na terça-feira, durante o primeiro evento virtual “Produto e Tecnologia” da empresa. A Netflix vem trabalhando na nova página inicial desde o ano passado, disse Kim aos repórteres, acrescentando que a empresa lançará as experiências “nas próximas semanas e meses”.
O primeiro passo da incursão da Netflix na busca generativa impulsionada por IA virá por meio de um teste beta opcional para dispositivos móveis. Os usuários poderão descobrir conteúdo usando “frases coloquiais naturais como ‘Quero algo engraçado e animado'”, afirmou a empresa.
A Netflix começará a testar o recurso de vídeo vertical para dispositivos móveis nas próximas semanas. O feed, semelhante ao TikTok, conterá clipes de séries e filmes da Netflix, oferecendo aos usuários pequenas amostras de conteúdo para navegar e descobrir, com a programação a apenas um toque de distância.
O anúncio ocorre menos de três semanas após a Netflix ter reportado lucros recordes durante seu último relatório trimestral , amenizando as ansiedades dos investidores diante do caos econômico gerado pelas tarifas do presidente Trump.
Notavelmente, porém, o anúncio da Netflix ocorre pouco mais de uma semana antes do lançamento antecipado de 14 de maio, quando a empresa apresentará seus produtos aos anunciantes. Embora Kim tenha observado que “isso não foi… programado para influenciar os lançamentos antecipados”, a reformulação da marca, aliada ao desempenho recente da Netflix, certamente gerará entusiasmo, mesmo com os anunciantes parecendo tímidos diante dos ventos contrários da economia.
Da Redação do Mais55/Com informações do CNN