Enquanto mais de 20 milhões de brasileiros não têm acesso à internet em casa, a China já estreou a primeira rede de banda larga 10G do planeta, com velocidade de até 10 gigabytes por segundo.
A China lançou sua primeira rede de banda larga 10G no Condado de Sunan, província de Hebei, no domingo (20 de abril), marcando um avanço significativo na infraestrutura de internet. O lançamento é um trabalho colaborativo da Huawei e da China Unicom e visa oferecer velocidades de download de até 9.834 Mbps, velocidades de upload de 1.008 Mbps e latência de até 3 milissegundos.
A tecnologia de Rede Óptica Passiva (PON) 50G, que alimenta a rede 10G, melhora a transmissão de dados pela infraestrutura de fibra óptica atual. Os usos de alta largura de banda dessa tecnologia incluem computação em nuvem, realidade virtual e aumentada, streaming de vídeo 8K e integração de dispositivos domésticos inteligentes.
Por exemplo, baixar um filme completo em 4K (com cerca de 20 GB) normalmente leva de 7 a 10 minutos em uma conexão de 1 Gbps. Com a nova rede de banda larga 10G, o mesmo filme em 4K pode ser baixado em menos de 20 segundos.
Isso coloca a China na vanguarda da tecnologia global de banda larga, superando as velocidades atuais de banda larga comercial em países como Emirados Árabes Unidos e Catar.
Espera-se que a implementação da banda larga 10G facilite avanços em diversos setores, incluindo saúde, educação e agricultura, permitindo uma transmissão de dados mais rápida e confiável.
Da Redação do Mais55/Com informações do The Economic Times