Com a ajuda do supertelescópio James Webb, cientistas da Universidade de Cambridge anunciaram uma descoberta que pode ser a pista mais promissora até agora na busca por vida fora da Terra.
Um novo planeta semelhante a Tatooine, fora do sistema solar, pode orbitar duas estrelas fracassadas, relataram cientistas na quarta-feira.
Localizado a cerca de 120 anos-luz de distância, o exoplaneta parece seguir uma trajetória incomum ao redor de duas anãs marrons, girando em ângulo reto. Anãs marrons são às vezes chamadas de estrelas fracassadas porque são mais leves que estrelas, mas mais pesadas que planetas gigantes gasosos. Um ano-luz equivale a quase 9,6 trilhões de quilômetros.
O par de anãs marrons foi avistado pela primeira vez anos atrás. Cientistas notaram que as gêmeas eclipsam uma à outra, de modo que uma delas sempre fica parcialmente bloqueada quando vista da Terra.
Em uma nova análise, pesquisadores descobriram que o movimento das anãs marrons estava mudando — uma peculiaridade que é menos provável de ocorrer se elas orbitassem uma à outra por conta própria. A pesquisa foi publicada na revista Science Advances.
Os cientistas sabem de mais de uma dúzia de planetas que orbitam duas estrelas, como o fictício planeta desértico Tatooine, do filme “Star Wars”, com pores do sol duplos, que Luke Skywalker chama de lar.
Os próprios pesquisadores pedem cautela para tirar qualquer conclusão, já que mais estudos são necessários. Contudo, o entusiasmo já é real.
Desde os anos 90, já foram descobertos mais de 5.800 exoplanetas. Mas este, em particular, se destaca como um dos mais promissores.
Da Redação do Mais55/Com informações do Apnews