Entre os temas mais abordados estiveram o recapeamento das vias, descarte irregular de lixo, saneamento básico, ampliação do atendimento em saúde, além de propostas voltadas à educação
Com o objetivo de aproximar a população das decisões que moldam o futuro da cidade, o Governo Municipal de Valparaíso realizou, entre o fim de março e início de abril, uma série de audiências públicas para ouvir de perto as demandas da comunidade. A iniciativa marca Valparaíso como o primeiro município goiano a adotar um modelo itinerante de escuta popular para a elaboração do Plano Plurianual (PPA).
Ao todo, cinco encontros foram promovidos em diferentes regiões da cidade: Parque Marajó, Valparaíso I, Morada Nobre, Céu Azul e Parque Rio Branco. Em cada local, moradores compareceram para apresentar sugestões, reivindicar melhorias e debater soluções para os principais desafios urbanos.
Entre os temas mais abordados estiveram o recapeamento das vias, descarte irregular de lixo, saneamento básico, ampliação do atendimento em saúde, além de propostas voltadas à educação, como reformas e novas unidades escolares, e a criação de espaços públicos de lazer.
Gestão participativa: um novo modelo em Goiás
Para fortalecer ainda mais o diálogo direto com os moradores, a prefeitura lançou o programa Nossa Voz, que levou equipes às ruas para coletar opiniões e necessidades da população. Só no primeiro dia de atuação, 92 entrevistas foram realizadas.
“Sabemos que nem todo mundo consegue ir até uma audiência. Então, decidimos ir até as pessoas. Essa é uma gestão que acredita na escuta e na construção coletiva”, afirmou o prefeito Marcus Vinícius.
Planejamento para o futuro
O PPA é a base de planejamento para os quatro anos seguintes de gestão e serve como guia para ações, programas e investimentos do poder público. Ele é acompanhado pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece metas e conecta o PPA à Lei Orçamentária Anual (LOA).
De acordo com o contador Weder Quintanilha, o projeto de lei da LDO referente a 2026 será encaminhado à Câmara até 15 de abril.
Durante uma das audiências, o vereador Roberto Martins reforçou a importância da escuta popular nesse processo: “É fundamental que a população se envolva, proponha, critique, participe. Planejar sem ouvir é planejar errado”, pontuou.
Já o prefeito destacou que a atual gestão está focada em planejamento sustentável, com foco em eficiência: “Estamos preparando Valparaíso para os próximos 10 anos. O que fazemos agora é plantar as bases para um futuro mais equilibrado e justo, independente de quem vier a governar depois”, concluiu.
Da Redação do Mais55