O preço do barril atingiu o menor nível desde 2021, após a OPEP+ autorizar triplicar a produção e crescer os temores de uma guerra comercial global. A medida, vista como um aceno a Trump, pode afetar desde a economia russa até a agenda energética dos EUA.
🛢️ Petróleo em queda livre. Os preços do petróleo caíram para o menor nível em quase quatro anos na sexta-feira, em meio a temores de uma guerra comercial crescente e uma decisão da OPEP+ de aumentar sua produção.
A coalizão de países produtores de petróleo anunciou na quinta-feira que permitiria que seus membros triplicassem sua produção. Enquanto alguns delegados da OPEP+ disseram que isso era um esforço para punir os membros que estavam superproduzindo , analistas suspeitam que também seja um esforço para apaziguar o presidente dos EUA, Donald Trump , que exigiu que o grupo bombeasse mais petróleo bruto para reduzir os preços nos EUA.
E embora as importações de petróleo e gás para os EUA tenham sido isentas da ofensiva tarifária de Trump na quarta-feira, um analista disse que a retaliação de países ao redor do mundo ” prejudicaria o crescimento econômico e a demanda por commodities importantes , como petróleo bruto e produtos refinados”.
Da Redação do Mais55/com informações do SEMAFOR