- Advertisement -
Inicio Uncategorized Inalação do vapor de gasolina causa câncer e ameaça frentistas

Inalação do vapor de gasolina causa câncer e ameaça frentistas

- Advertisement -

Estudo identifica cinco componentes tóxicos no combustível

A inalação do vapor de gasolina automotiva causa câncer de bexiga e leucemia mieloide aguda em pessoas adultas, segundo estudo publicado pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) na revista The Lancet Oncology.

A exposição a esse gás afeta principalmente os que trabalham diretamente com o combustível, seja na produção, transporte e reabastecimento de automóveis. Entre os profissionais de maior risco, estão os frentistas dos postos de combustíveis, e a Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo (Fenepospetro) reivindica que é urgente a adoção de medidas eficazes para proteger a saúde desses trabalhadores.

Em nota, o secretário de saúde da entidade, Eduardo Silva, diz que os trabalhadores têm se mobilizado para que os postos de combustíveis adotem sistemas de recuperação de vapores nas bombas, para reduzir a inalação de vapores tóxicos. E que tanto a Fenepospetro quanto os sindicatos dos frentistas do país têm lutado em defesa da saúde e da segurança dos trabalhadores.

“É urgente que sejam reforçadas políticas públicas e normas de segurança ocupacional para minimizar os riscos à saúde dos frentistas e da população em geral. A divulgação dessa nova classificação pela IARC deve servir como um alerta para a necessidade de medidas mais rígidas de prevenção e fiscalização”, publicou Eduardo.

Mais doenças

Segundo a pesquisa, há também evidências, mesmo que limitadas, de que a ocorrência de outros tipos de doenças podem ser relacionadas a essa intoxicação: linfoma não-Hodgkin (incluindo leucemia linfocítica crônica), mieloma múltiplo, síndromes mielodisplásicas (um grupo de doenças que afeta a produção de células sanguíneas na medula óssea), além de cânceres de estômago e rim em adultos. Além de leucemia linfoblástica aguda em crianças.

A gasolina é formada por uma mistura complexa de hidrocarbonetos e pode conter aditivos químicos, para melhorar o desempenho do combustível, reduzir as emissões de poluentes e aumentar a octanagem (a resistência à detonação do combustível).

Cinco desses aditivos foram identificados como tóxicos e cancerígenos: benzeno, cumeno, xileno, tolueno e etilbenzeno. ETBE (Éter etil terciário-butílico) e MTBE (Éter metil terc-butílico) apresentam evidências científicas limitadas quanto ao potencial de causar câncer em humanos. Já os compostos DIPE (éter di-isopropílico), TAME (Éter terc-amilmetílico) e TBA (Álcool terc-butílico foram classificados como não cancerígenos.

Proteção

Por meio de sua área técnica Ambiente, Trabalho e Câncer, da Coordenação de Prevenção e Vigilância, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) indica algumas atitudes para minimizar a exposição dos frentistas e outros trabalhadores do setor ao vapor da gasolina. Fernanda Nogueira, que responde pelo setor, listou as principais medidas:

  • O abastecimento dos veículos deve ser limitado pelo sistema automático. Isto é, não se deve encher após o limite programado pela bomba. Pare ao ouvir o “click”;
  • A inalação de produtos da gasolina é prejudicial à saúde. Nunca cheire a tampa do veículo antes de abastecer;
  • O uniforme molhado de combustível pode intensificar a absorção de compostos nocivos presentes na gasolina. Comunique imediatamente ao seu empregador para que tome as providências necessárias para que o trabalhador troque sua vestimenta;
  • Os trabalhadores devem ter sua saúde constantemente monitorada, por meio da realização de exames médicos periódicos (clínico e bioquímico – sangue e urina) a fim de se avaliar precocemente possíveis alterações nos órgãos sugestivas de câncer;
  • Utilizar adequadamente os equipamentos de proteção fornecidos pela empresa: luvas impermeáveis e máscaras são essenciais durante a coleta da amostra de combustível, retirada do caminhão-tanque, e, nos casos do uso da régua, para leitura manual dos tanques do subsolo.

Em relação às empresas que controlam os postos de combustíveis, as orientações do INCA são:

  • Instalar sistema estruturado de recuperação de vapores nos bicos de abastecimento das bombas de combustíveis líquidos que contêm benzeno. Esse sistema capta e direciona os vapores para o próprio tanque de combustível do posto ou para um equipamento de tratamento de vapores.
  • Atender à legislação vigente quanto à segurança e saúde dos trabalhadores, principalmente no que se refere a NR 20 e a NR 09;
  • Realizar a manutenção periódica do bico automático das bombas de abastecimento;
  • Implementar a utilização de peças protetoras contra respingo nas bombas de abastecimento e realizar a sua manutenção periódica. A utilização de paninho ou flanelas para contenção de respingos é proibida por lei;
  • Implementar o leitor eletrônico nos tanques do subsolo, para eliminar a leitura manual com o uso da régua;
  • Garantir aventais e luvas impermeáveis para os lavadores de carro;
  • Garantir e monitorar o uso de luvas impermeáveis e proteção respiratória são essenciais durante a coleta da amostra de combustível, retirada do caminhão-tanque, e nos casos do uso da régua, para leitura manual (quando for o caso) dos tanques do subsolo;
  • Oferecer curso de capacitação para todos os funcionários quanto aos riscos das atividades e às normas de segurança a serem adotadas no ambiente de trabalho;
  • Fornecer gratuitamente uniforme completo (luvas, avental) e calçados de trabalho fechados, impermeáveis e adequados aos riscos, bem como garantir a higienização desses semanalmente.

Da Redação do Mais55/*Com as informações da Agência Brasil

- Advertisement -
- Advertisement -
Mais

O rival invisível dos clubes brasileiros é…

O Neymar??? Calma, essa matéria não é sobre ele. O grande adversário dos clubes brasileiros se encontra justamente fora das quatro linhas Impedindo um faturamento...
- Advertisement -

Por que as músicas estão cada vez mais curtas?

A duração média das faixas que lideram a Billboard Hot 100 caiu 18% nos últimos 30 anos. De 4min14s em 1990 para 3min15s em 2024 Dois...

STF retoma julgamento que pode mudar regras da internet

Se aprovada, plataformas poderiam ser punidas mesmo sem decisão judicial, o que traz divergência tanto entre políticos quanto entre a opinião pública O STF retomou ontem...

A sua viagem Europa-África pode ser pelo fundo do mar

O plano surgiu em 1979 com um acordo bilateral, mas ganhou tração recente com novos estudos de viabilidade conduzidos pelos dois países Um projeto inusitado. Um...
Related News

O rival invisível dos clubes brasileiros é…

O Neymar??? Calma, essa matéria não é sobre ele. O grande adversário dos clubes brasileiros se encontra justamente fora das quatro linhas Impedindo um faturamento...

Por que as músicas estão cada vez mais curtas?

A duração média das faixas que lideram a Billboard Hot 100 caiu 18% nos últimos 30 anos. De 4min14s em 1990 para 3min15s em 2024 Dois...

STF retoma julgamento que pode mudar regras da internet

Se aprovada, plataformas poderiam ser punidas mesmo sem decisão judicial, o que traz divergência tanto entre políticos quanto entre a opinião pública O STF retomou ontem...

A sua viagem Europa-África pode ser pelo fundo do mar

O plano surgiu em 1979 com um acordo bilateral, mas ganhou tração recente com novos estudos de viabilidade conduzidos pelos dois países Um projeto inusitado. Um...

A solução para o IOF pode estar debaixo dos mares

O governo Lula corre contra o tempo para voltar atrás no aumento sem causar um novo apagão orçamentário Mercado financeiro, redes sociais e oposição no...
- Advertisement -