O preço de um dos produtos mais amados pelos brasileiros — inclua a gente nessa — está subindo cada vez mais. Em fevereiro, o café teve uma alta de 18,78%, com o preço futuro fechando a US$ 3,94 por libra-peso.
além da oferta limitada, o clima desfavorável e a seca nas regiões cafeeiras brasileiras têm impacto direto na safra 2025/26. Somente nos últimos 12 meses, o café sofreu uma valorização internacional de 112%.
Já no mercado interno, os preços também disparam, com a possibilidade de uma alta de até 30% nos próximos meses, fazendo do café moído um dos maiores responsáveis pela alta nos preços dos alimentos no Brasil.
Do café para o suquinho? 🧃
Quem está no caminho contrário é o suco de laranja, que recuou 24,25% na Bolsa de Nova York, devido à expectativa de uma safra promissora de laranja no Brasil, que deve atingir 228,5 milhões de caixas.
Outras commodities também impactam a economia brasileira:
- 🍬 Açúcar: Subiu 6,27% em fevereiro, com o preço médio de US$ 18,81 por libra-peso, refletindo menor produção na Índia e no Brasil.
- 🍫 Cacau: Caiu 7,72%, mas continua com preços elevados devido a choques climáticos no Oeste Africano.
- 🌾 Trigo: Alta de 5,92%, com impacto potencial na inflação de alimentos, principalmente pães e massas.
Como o Brasil não é autossuficiente em produtos como milho e trigo, essas flutuações têm grande potencial para mexer no bolso do consumidor brasileiro, afetando desde o café até itens essenciais como pães e ração animal.
Da Redação do Mais55/Com informações do The News