Próximo passo será uma reunião com prefeitos e secretários de Agricultura da região
Para fortalecer a produção rural no Entorno do Distrito Federal, a Secretaria de Estado do Entorno do DF (SEDF-GO) e a Emater Goiás avançaram em uma parceria estratégica voltada à assistência técnica e ao acesso ao mercado. Na última terça-feira (25), a secretária Caroline Fleury e o chefe de gabinete Gleiston de Paula receberam, na sede da Pasta, o presidente da Emater, Rafael Gouveia, o diretor de Assistência Técnica e Extensão, Kin Gomide, e o chefe de gabinete da entidade, Edilson Gomes.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias para fortalecer a agricultura regional, com destaque para a articulação de uma reunião com prefeitos e secretários de Agricultura do Entorno e a implementação de um projeto-piloto do Arranjo Produtivo Local (APL). O objetivo do projeto é identificar vocações produtivas e garantir a comercialização das produções locais. A reunião está prevista para as próximas semanas e reunirá representantes de 35 municípios, sendo 13 da região do Entorno e os demais de outras localidades do estado.
Fomento à agricultura e ao turismo rural
A secretária Caroline Fleury destacou que o alinhamento entre os projetos da Emater e as demandas dos municípios representa uma oportunidade de transformação econômica para a região. “Esse projeto tem potencial para gerar emprego, renda e fortalecer a produção rural do Entorno. Nosso papel é articular ações para que os agricultores tenham o suporte necessário e consigam acessar o mercado de forma estruturada”, afirmou.
Entre as pautas prioritárias, o presidente da Emater apresentou propostas para ampliar a distribuição do Cartão do Crédito Rural, divulgar cursos de capacitação para produtores e aprimorar a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Também foi discutida a possibilidade de um termo de cooperação com o Ceasa de Brasília para viabilizar a emissão de um selo de certificação para os produtos da região, facilitando a comercialização e garantindo maior segurança alimentar.
Outro tema abordado foi o fortalecimento do Programa Aconchego Rural, que busca incentivar o turismo rural como alternativa econômica sustentável. “Queremos que o turismo rural seja uma opção viável para o Entorno, atraindo visitantes e gerando empregos”, ressaltou Caroline Fleury.
Por fim, foi debatida a continuidade do Programa Agro Social no Entorno, que prevê mais investimentos e apoio ao setor rural da região. “O Entorno tem grande potencial para crescer e se desenvolver economicamente. Com políticas públicas adequadas, podemos transformar a região em um polo agrícola forte e sustentável”, concluiu Rafael Gouveia.
Da Redação do Mais55/*Com as informações da SEDF-GO