O Corinthians venceu a Universidad Central por 3 a 2 nesta quarta-feira (26), na Neo Química Arena, e avançou à terceira fase prévia da Copa Libertadores. O Timão chegou a estar à frente no placar em duas oportunidades, mas cedeu o empate. Aos 45 minutos da etapa final, todavia, Yuri Alberto estufou as redes pela segunda vez e determinou o triunfo em um jogo dramático.
No agregado, o resultado do confronto ficou 4 a 3 para o Corinthians, que havia empatado com a Universidad Central na ida por 1 a 1, na Venezuela.
O adversário do Corinthians na 3ª fase será o Barcelona de Guayaquil-EQU, que empatou com o compatriota El Nacional por 1 a 1, também nesta quarta-feira (26), e seguiu na competição. Na ida, a equipe havia vencido o0 adversário local por 1 a 0.
O Timão chegou ao 10° jogo consecutivo de invencibilidade na temporada e perdeu apenas um jogo em 2025. Além da passagem na Libertadores, o time classificou-se ao mata-mata do Estadual com a melhor campanha geral.
O protagonista
Yuri Alberto segue na mesma toada do segundo semestre da temporada passada, quando subiu de nível e tornou-se, de uma vez por todas, a principal referência do ataque do Corinthians.
Com os dois gols marcados contra a UCV, além de colocar o Corinthians na terceira fase, Yuri Alberto chegou a cinco tentos em 12 partidas neste ano.
Foi a segunda vez que ele marcou duas vezes em um mesmo jogo em 2025. A outra foi na vitória sobre o Santos por 2 a 1, no Paulistão.
Teste para cardíaco
Quando Yuri Alberto abriu o placar logo aos dois minutos, o torcedor presente na Neo Química Arena projetou uma partida tranquila. Mas a Universidad Central mostrou-se um adversário extremamente resistente, empatando no lance seguinte com Zapata, após falha de João Pedro Tchoca no início do lance.
Com a igualdade no placar, o Corinthians foi para cima, mostrando sua qualidade superior. A blitz do Timão foi total, até que Matheus Bidu, aos 39 minutos, recebeu de Memphis Depay e bateu na saída do goleiro, recolocando o Alvinegro à frente no placar.
Porém, outra vez, o Corinthians não conseguiu manter a liderança e sofreu o empate antes mesmo da saída para o intervalo. Aos 44 minutos, o goleiro Hugo Souza “catou borboleta” em levantamento de Solé e Adrián Martínez, com o gol aberto, estufou as redes.
A etapa final foi de tensão absoluta, com o Corinthians não conseguindo encontrar espaços diante de um defesa bem postada e valente da Universidad Central. Mas, aos 45 minutos, em jogada de Talles Magno, a defesa venezuelana cortou mal, Yuri Alberto ficou com a sobra e fuzilou. O gol da suada classificação.
Próximo desafio
O Corinthians volta a campo no domingo de Carnaval, 2 de março, contra o Mirassol, pelas quartas de final do Paulistão. A partida única acontece na Neo Química Arena, às 18h30.
Da Redação do Mais55/Com informações do Flashscore