Governo de Goiás impulsiona a volta do município ao torneio de pesca esportiva e busca fomentar o turismo regional
O Circuito Goiano de Pesca Esportiva terá uma etapa extra em Abadiânia neste ano. A reintegração do município foi definida em reunião realizada na primeira quinzena de janeiro, com a presença da secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury; do secretário municipal de Turismo de Abadiânia, Daniel Antônio; do presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; do chefe de gabinete municipal, Hugo Trajano; e de vereadores, incluindo o presidente da Câmara, Rodrigo Belém.
Com o apoio do Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, e da Secretaria do Entorno do DF (SEDF-GO), Abadiânia volta ao circuito após um breve afastamento. Com essa etapa extra, a cidade se junta a Alexânia e Luziânia, fortalecendo a posição da Região Metropolitana do Entorno como um polo estratégico para a pesca esportiva no estado.
A secretária Caroline Fleury destacou a importância do circuito para a região. “O Circuito Goiano de Pesca Esportiva contribui diretamente para o desenvolvimento do Entorno, alinhando-se ao objetivo do Governo de Goiás de posicionar o estado como um dos três maiores destinos de pesca esportiva do país, ao lado da bacia Amazônica e do Pantanal.”, disse.
Ainda segundo Fleury, eventos como este são fundamentais para a promoção do turismo regional. “A integração dos municípios do Entorno no calendário esportivo estadual amplia a visibilidade do Lago Corumbá IV e estimula a economia regional.”, ressaltou a secretária.
Abadiânia e o Lago Corumbá IV
Com mais de 100 km de margens no município, o Lago Corumbá IV se estende por cinco cidades do Entorno. O reservatório, que ocupa aproximadamente 173 km², é reconhecido pela diversidade de espécies de peixes, como o tucunaré, e atrai pescadores de todo o país. A região dispõe de infraestrutura com estradas pavimentadas e estabelecimentos comerciais preparados para atender visitantes.
A localização estratégica de Abadiânia, próxima a Goiânia e Brasília, também favorece sua inclusão no circuito, consolidando a cidade como um destino acessível e integrado às rotas de turismo esportivo.
O secretário municipal de Turismo, Daniel Antônio, demonstrou entusiasmo com a realização do evento.“Abadiânia tem muito a oferecer, e estamos comprometidos em proporcionar conforto e bem-estar a todos os participantes e visitantes.”, comemorou.
Projeção nacional e internacional
De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a volta de Abadiânia ao circuito fortalece o estado como referência no setor. “O Lago Corumbá IV é um dos grandes atrativos para a pesca esportiva no Brasil, e a inclusão de Abadiânia no circuito reforça esse potencial.”, explicou o presidente.
Além de sediar uma etapa do torneio, Abadiânia e outros municípios do Entorno estão entre as cidades que a Goiás Turismo pretende levar para as principais feiras do setor no Brasil e no exterior em 2025. O objetivo é divulgar o potencial turístico da região, atrair investidores e estimular a chegada de turistas.
Da Redação do Mais55/*Com as informações da SEDF-GO