Senador acredita que o reajuste de tarifas não se justifica, uma vez que as permissionárias do transporte coletivo, de acordo com queixas frequentes dos usuários, não prestam um serviço adequado
O Senador Jorge Kajuru (PSB-GO) mais uma vez prova que está ao lado do povo! Ele foi o primeiro parlamentar goiano a agir contra o aumento abusivo das passagens de ônibus entre o Entorno e Brasília.
A ação, distribuída ao juiz da 1ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal vai além de pedir a suspensão do aumento.
Ele pede, como alternativa, que União, GDF e governo de Goiás, mediante subsídio, banquem a diferença entre o preço anterior e o novo valor depois do reajuste autorizado pela ANTT.
O senador argumenta que o reajuste de tarifas não se justifica, uma vez que as permissionárias do transporte coletivo, de acordo com queixas frequentes dos usuários, não prestam um serviço adequado. Diz também que “fazem o transporte de passageiros com veículos fora das condições ideias de segurança e trafegabilidade – descumprindo a exigência de, a partir do terceiro ano da permissão, manter uma frota media com o máximo de cinco anos de operação”.
Isso pode estar relacionado, no entender do senador goiano, ao mecanismo de funcionamento do serviço. As empresas que operam o sistema o fazem através de autorização judicial ou especial, e não em decorrência de processo licitatório conduzido pela ANTT.
Recentemente, as tarifas dispararam, tornando ainda mais difícil a vida de milhares de trabalhadores que dependem do transporte público. Sem qualquer fiscalização adequada ou melhoria no serviço, a população tem sido penalizada com preços injustos.
Kajuru não aceita esse abuso e já acionou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para barrar esses reajustes e garantir preços justos e acessíveis para todos.
Da Redação do Mais55