Liverpool e Everton ficaram no empate de 2 a 2, nesta quarta-feira (12), em duelo atrasado da 15ª rodada da Premier League. Salah foi o nome do jogo com um gol e uma assistência, mas sua atuação não foi suficiente para dar a vitória ao Reds. O Goodison Park, casa dos Toffees desde 1892, recebeu o clássico de Liverpool pela última vez. Na próxima temporada, o Everton se mudará para um estádio mais moderno com capacidade para 53 mil torcedores no bairro de Bramley-Moore Dock.
O resultado fez o Liverpool chegar aos mesmos 24 jogos dos concorrentes, abrindo agora 7 pontos de distância para o vice-líder Arsenal (57 a 50). São 17 vitórias, 6 empates e uma única derrota dos Reds na Premier League.
O Everton, que foi premiado pela luta até o final, quando marcou o gol de empate, sem dar tempo para um placar diferente da igualdade, é o 15° colocado, com 27 pontos, a 10 do Z3. A comemoração do último gol do jogo rendeu confusão entre os jogadores e expulsões após o apito final.
Salah fez o gol da virada depois de dar passe para Mac Allister, que deixou tudo igual ainda no primeiro tempo. Beto abriu o placar no Goodison Park, que foi ao delírio nos acréscimos com o gol de empate de Tarkowski. O Liverpool saiu com um sabor amargo da casa do seu rival, mas manteve sequência de 20 jogos seguidos sem perder na Premier League.
Os Toffees, que vinham de três vitórias seguidas na competição, aumentam sua invencibilidade no torneio. O resultado teve grande importância para não despedir de seu lendário estádio com uma derrota para o maior rival.
Na próxima rodada, o Everton visita o Crystal Palace, no sábado (15). O Liverpool recebe o Wolverhampton no domingo (16).
Cochilo e reação
O primeiro tempo foi equilibrado e de poucas chances reais. Nas oportunidades de maior perigo, o aproveitamento foi alto. Os donos da casa abriram o placar aos 11 minutos com Beto. Uma falta despretensiosa no meio de campo foi rapidamente cobrada por Branthwaite, que achou o jogador de Guiné-Bissau infiltrando nas costas da zaga vermelha.
Com apenas um toque, ele superou Alisson e fez o Goodison Park explodir em um de seus últimos momentos de êxtase. Os torcedores do Everton ainda assimilavam a vitória parcial sobre o rival quando o Liverpool empatou aos 16 minutos.
Salah, em estado de graça na temporada, colocou bola na medida na cabeça de Mac Allister, que cabeceou com precisão para vencer Pickford. O egípcio chegou a 22 participações diretas em gols fora de casa na atual temporada da Premier League, superando Andy Cole, que chegou a 21 gols combinados com assistências na temporada 1993/1994. Este número ainda aumentaria na etapa final.
O goleiro do Everton ainda evitou o gol da virada, nos acréscimos do primeiro tempo, tendo importante ajuda do zagueiro Tarkowski, após chute de Szoboszlai que teve Luis Díaz babando para tentar aproveitar o rebote.
Salah (quase) decide
O segundo tempo seguiu com mais disputas de bola e empolgação nas arquibancadas, sedentas por uma vitória sobre o rival, do que com jogadas de maior emoção. O Everton chegou a ficar à frente do placar aos 22 minutos, mas um claro impedimento invalidou o lance.
O fato de pouco pegar na bola no clássico não tirou o poder de decisão de Salah. Ele pegou sobra aos 28 minutos para fazer o Everton voltar a sofrer com sua qualidade, encaminhando a vitória que deixaria seu time com uma bem-vinda folga para ser administrada (e até ampliada) nas próximas rodadas.
Mas, nos acréscimos, o Everton foi pra cima e voltou a balançar as redes do seu maior rival, com o VAR novamente entrando em ação, agora para confirmar um suado empate, que frustrou as pretensões do Liverpool de abrir 9 pontos na liderança.
Da Redação do Mais55/Com informações do Flashscore