O município tornou-se referência no Estado quando o assunto é o combate ao crime
Os índices de criminalidade recuaram em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. A cidade goiana é reconhecida por contar com um Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M) dos mais atuantes no Estado, promovendo a integração das forças de segurança, da administração municipal e a da sociedade civil organizada.
Houve redução nos indicadores nos roubos a pessoas (-37), nos roubos a lojas (-33%), de roubos a casas (-25%), nos roubos de veículos (-16%), de crimes de estupro (-15%) e nos homicídios dolosos (-10%). Além disso, não foi registrado nenhum latrocínio e roubo de carga. As informações são do 20º Batalhão da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública de Goiás.
Os dados indicam que o município goiano virou uma página negativa de sua história, tendo em vista que há 10 anos era considerado o mais perigoso do Brasil e um dos mais violentos do mundo. Valparaíso chegou a ser pauta de uma grande reportagem veiculada pelo programa Fantástico da Rede Globo.
Moradores da cidade lembram que no passado, o quadro era assustador e emperrava o desenvolvimento local, principalmente, no setor do comércio que movimenta a economia valparaisense, gerando milhares de empregos e renda.
“Quando os meus parentes assistiram a matéria do Fantástico, me ligaram do Maranhão e perguntaram se era verdade. A minha mãe chegou a pedir para voltar e recomeçar a vida em São Luís. Eu decidi continuar por aqui e hoje me sinto muito mais seguro”, destacou um comerciante da Avenida Comercial do bairro Valparaizo II.
“Cheguei aqui quando o lugar era distrito de Luziânia. A realidade era outra e muitas vezes pedi ao meu marido para voltarmos. Quase voltamos para Londrina. Graças a Deus, ficamos e construímos uma família em Valparaíso. Sou servidora pública aposentada do GDF, vivo feliz e me sinto segura no bairro Céu Azul”, concluiu Judite Morais.
Da Redação do Mais55