Defesa Civil emitiu alerta para a população na tarde desta quarta-feira (22).
Diversos bairros de Belo Horizonte e de cidades da região metropolitana registram forte chuva, com vendaval e granizo, na tarde desta quarta-feira (22). Até o momento, não há informações sobre feridos.
No bairro Bonfim, região Noroeste da capital, uma marquise cedeu em cima de um carro. O proprietário do veículo contou que gravava a chuva forte para mostrar para um amigo e, bem no momento, o muro cedeu.
“Eu tenho um bar em frente ao local onde o muro caiu. Não tinha espaço para estacionar o carro na frente do bar. Veio uma ventania, de repente, e eu fui fazer um vídeo para mostrar para um amigo meu, e caiu o muro logo na hora que eu estava filmando. O carro não tem seguro, só que o dono do imóvel disse que vai custear o reparo“, conta André Silva, proprietário do veículo.
No bairro Santa Inês, na região Leste, o telhado de uma loja se soltou com a força do vento e da chuva. O caso foi registrado na Avenida Contagem, onde a estrutura de zinco se soltou e tocou a fiação elétrica. Os bombeiros estiveram no lugar para isolar a área. Ninguém ficou ferido.
Granizo em todas as regiões da capital
Relatos dão conta de chuva de granizo em todas as regiões da capital. As pedras de gelo chegam acompanhadas de chuvas de intensidade moderada a extremamente forte e ventanias, segundo a Defesa Civil.
Há relatos de quedas de árvores em diversos pontos da capital, como nas avenidas Américo Vespúcio, Bernardo Vasconcelos e Arthur Guimarães.
Mais cedo, a Defesa Civil da capital chegou a emitir um “alerta severo” por mensagem para os moradores da capital em virtude da possibilidade da precipitação.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também havia incluído a região em um alerta de ventos fortes e possibilidade de granizo.
Como a chuva de granizo é formada?
O fenômeno é mais comum em dias muito quentes, como foi o caso desta quarta-feira.
A chuva de granizo acontece quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e muito frias em pontos mais altos da atmosfera.
Devido ao contraste brusco de temperatura, as gotas de água se solidificam. As pedras de gelo são formadas no interior das nuvens chamadas cumulonimbus e caem em formato de granizo.
De acordo com o Inmet, a previsão é de calor intenso na capital até o final dessa semana, com temperaturas mais amenas ao final do mês. A previsão para esta quarta é de máxima de 34° C para a capital.
Da Redação do Mais55/Com informações do G1