O objetivo da ação é combater à poluição visual, a sobrecarga da rede de energia elétrica e evitar que fios abandonados há décadas causem riscos à segurança da população
O vereador licenciado e atual secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Dênis Bento (PODE) anunciou nesta sexta-feira (17/01), que a Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, em parceria com a Equatorial Energia e empresas de internet que atuam no município, iniciarão no mês de fevereiro de 2025, uma força-tarefa para a retirada de fios excedentes – que são aqueles sem utilização nos postes, para melhorar o visual e garantir segurança à população valparaisense.
O alinhamento organizado dos cabos é um compromisso da gestão 2025-2028, que tem como prefeito, Marcus Vinicius (MDB), e seu fiel escudeiro, o vice-prefeito Wagner Paixão (UB), que também assumiu o comando da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos. A expectativa é que toneladas de fios sejam retiradas dos postes em toda a cidade. “Estou aqui para avisar que estamos iniciando um projeto. A iniciativa retirará os fios de internet e telefonia ‘mortos’ que estão na rede de energia elétrica. Isso é cuidar da vida, porque causa acidentes e atrapalha a estética nos ambientes públicos de Valparaíso”, informou o secretário Dênis.
Bento destacou que a ideia foi prontamente abraçada pelo chefe do Poder Executivo da cidade. De acordo com ele, o trabalho será perceptível e começará a dar resultados nos próximos 100 dias. “Agradeço ao prefeito Marcus Vinicius, que aceitou a ideia, foi de acordo e deu toda a possibilidade para estarmos trabalho. Podem ter certeza que vamos retirar aqueles fios, que atrapalham o comércio e colocam vidas em risco. O município merece ser mais organizado e seguro”, destacou o gestor.
A iniciativa louvável coloca como prioridade a paisagem urbana, que ao longo dos anos foi assolada por emaranhados de cabos e fios nos postes. A fiação abandonada que sempre incomodou à comunidade, finalmente será recolhida, atendendo legislação e padronizando a instalação. Além disso, a limpeza dos fios excedentes colaborará para sejam identificados cabeamentos clandestinos, evitando a ilegalidade e outros problemas em Valparaíso.
Da Redação do Mais55