Prefeito de Águas Lindas de Goiás, Lucas Antonietti, lançou o Canal Expresso Brasil-China.
Empresários da cidade chinesa de Zhongshan, localizada na província de Guangdong, apresentaram neste mês de dezembro, os perfis das vinte empresas que serão instaladas no novo polo industrial de Águas Lindas de Goiás a partir de janeiro. A apresentação aconteceu na Câmara Municipal, onde, por cerca de três horas, o prefeito Lucas Antonietti conduziu a reunião com os empresários, que participaram por videoconferência.
A mesa de discussões contou com a presença de André Oliveira, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas de Goiás (Codeal), do advogado Charli Lu, mediador do contrato, e da secretária do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, representando o Governo de Goiás.
Está prevista a instalação de 37 empresas no polo industrial Sol Nascente, sendo que 20 delas já terão obras iniciadas no primeiro semestre de 2025. “Estamos preparados para a concretização desse projeto, com contratos, legislações e recursos já alinhados. As empresas, que atuam em áreas como drones, motocicletas, energia fotovoltaica e eletrônica, transformarão Águas Lindas em uma referência na relação comercial entre Brasil e China”, destacou o prefeito Lucas Antonietti.
A primeira obra do projeto será o Centro de Convenções do ITEC – Canal Expresso Brasil-China-Águas Lindas de Goiás, que começa em janeiro. O centro terá 10 mil metros quadrados e estará localizado estrategicamente às margens da BR-070, ao lado do shopping da cidade. “Esse será um hub para negociações entre Brasil e China, com espaços para troca de commodities, serviços de câmbio, área comercial e logística, além de uma exposição permanente de empresas chinesas”, explicou André Oliveira, presidente da Codeal.
Lucas Antonietti ressaltou, ainda, o papel estratégico de Águas Lindas no fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e China. “Esse é um dos maiores acordos comerciais da história do nosso município. A inauguração do ITEC é uma oportunidade sem precedentes e representa um salto para o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade”, afirmou.
Benefícios fiscais impulsionam projetos
Representando o Governo de Goiás, Caroline Fleury destacou os atrativos fiscais oferecidos pela Região Metropolitana do Entorno (RME) para a instalação de empresas. “A parceria com o mercado chinês reflete o empenho do prefeito e de sua equipe, com o apoio integral do governador Ronaldo Caiado, que tem fortalecido as relações internacionais ao longo de sua gestão”, pontuou Fleury.
Ela também explicou que Águas Lindas pode usufruir do programa de concessão de benefícios fiscais do Estado, o ProGoiás, que concede um crédito outorgado de 67%, permitindo que as empresas paguem no máximo 33% do valor apurado. “Esses incentivos são fundamentais para estimular o crescimento das empresas e impulsionar o desenvolvimento de toda a região”, afirmou.
Da Redação do Mais 55/*Com as informações da Secretaria do Entorno do Distrito Federal