Um terremoto de magnitude 7 atingiu a Califórnia nesta quinta-feira (5), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O tremor foi registrado a uma profundidade de 10 km, com epicentro a 63 km a oeste da cidade de Ferndale, informou o USGS.
Um alerta de tsunami havia sido emitido para cerca de 5 milhões de pessoas na Califórnia e no Oregon, de acordo com o Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA. Mais tarde, o aviso foi revogado pelas autoridades.
Uma pequena mudança de vários centímetros na altura do oceano foi registrada por uma boia oceânica a cerca de 320 quilômetros da costa da Califórnia, mas nenhuma mudança significativa foi registrada na costa, o que levou ao cancelamento do alerta.
Até o momento, não há relatos de danos ou vítimas.
Pelo menos 12 tremores secundários ocorreram desde o terremoto primário, incluindo um de magnitude 4,2 perto de Petrolia.
Devido ao ocorrido, governador da Califórnia declarou estado de emergência. A medida permite que os recursos sejam transferidos mais livremente para ajudar com qualquer dano ocorrido.
Zoológico de São Francisco é fechado
Após o terremoto, o zoológico de São Francisco foi fechado, informou a conta oficial do local no X. “O zoológico foi fechado devido à emergência climática nacional e ao alerta de tsunami. Os visitantes foram retirados, os animais colocados em segurança e a equipe foi transferida para um local mais alto”, escreveu o zoológico.
Interrupção de serviços
Há mais de 10 mil clientes sem energia no Condado de Humboldt, na Califórnia, o mais próximo do epicentro do terremoto, de acordo com o PowerOutage.us.
Isso é cerca de 10% dos clientes rastreados no condado. Não há interrupções notáveis nos condados vizinhos.
Agência federal de emergências pede atenção
A administradora da Agência Federal de Gestão de Emergências dos EUA (FEMA, na sigla em inglês), Deanne Criswell, foi informada sobre o terremoto, disse um porta-voz do órgão nas redes sociais.
“Por favor, ouçam as autoridades locais e prestem atenção aos seus avisos”, escreveu a porta-voz da FEMA, Jaclyn Rothenberg, nas redes sociais.
Da Redação do Mais55/Com informações da CNN